Toda vez que vou dar uma palestra, os dois primeiros minutos, o da apresentação, são os mais difíceis pra mim. Ao longo de anos de terapia, aprendemos que somos uma poção de experiências que acumulamos ao longo da vida, mas vou direto ao que acho que te interessa, quem é a “Aminy Gusmão” profissional.
Eu sou uma redatora publicitária, especialista em Naming e fundei minha empresa em 2019, quando decidi me dedicar exclusivamente a essa área. Me formei em Comunicação Social com bacharelado em Jornalismo em junho de 2013. Em agosto do mesmo ano, comecei a cursar Publicidade, concluindo a segunda graduação em 2015, ao lado do meu colega de turma, Dimmy Castro.
Mergulhei no universo da Comunicação aconteceu em 2010, no meu primeiro ano de faculdade, quando aceitei o convite de uma emissora de TV universitária para estagiar como produtora de jornalismo. Antes de completar o segundo ano de estágio, fui remanejada para atuar como Social Media, durante a primeira onda de inserção das marcas nas redes sociais.
A partir dessa experiência, comecei a trabalhar como Social Media de algumas marcas de moda, como a indústria Ananda. Ainda antes de me formar, fiz estágio em um clube de futebol como assessora de imprensa até que, exatamente um mês antes de pegar meu diploma, fui admitida como funcionária da Apiki, uma produtora web especializada em WordPress, atuando como redatora do time de marketing.
Passei um ano na Apiki, ao lado de excelentes profissionais, quando todo meu time foi transferido para Mosca, uma das melhores agências de publicidade de Governador Valadares. Foi nessa época que passei a trabalhar diretamente com uma de minhas maiores inspirações – de carreira e vida, a Andréa Mariano.
Após três anos na Mosca, voltei para a Apiki, uma empresa que me proporcionava mais visibilidade e investia em cursos, eventos e treinamentos em SP, o que ampliou minha visão de mundo e ampliou meu networking.
A virada de chave
Em um desses eventos, o RD Summit 2017 em Florianópolis, conheci a renomada Ana Couto e seu sedutor método de trabalho das três ondas do Branding. Foi como se eu tivesse me reconectado com tudo que sempre amei dentro da publicidade: marcas. Me apaixonei! Voltei para a Apiki determinada a implementar um setor de Branding na empresa, pela clareza de que não basta fazer o que se faz com excelência, é preciso construir uma marca que expresse quem você é, seus valores, atributos, arquétipo, identidade visual e verbal.
A partir de 2017, comecei a me interessar mais pelo universo do Branding, fazendo todos os cursos disponíveis na área… Nessa época, comecei a pegar jobs de Naming como freelancer, que vinham da minha amiga e designer de marcas Itamara Ferreira.
No começo, eu criava nomes por ser algo que sabia fazer, por ser redatora publicitária, tinha intimidade com palavras, frases e textos para todos os tipos de mídia. Mas foi então que concluí que, além de ser o trabalho mais difícil que eu fazia, era o que mais me dava retorno, tanto emocional, devido ao feedback dos clientes, quanto financeiro.
Foi em junho de 2019 que decidi pedir demissão da Apiki e fundar minha própria empresa, que leva meu nome e sobrenome: Aminy Gusmão – Naming Brands.
De lá para cá, já nomeei mais de 100 marcas, passando a assinar os projetos com a hashtag #AminyDeuOnome. Também passei a dar o tom das marcas, oferecendo projetos de estratégia, gerenciamento de identidade visual e em 2023 fundei meu próprio setor de Registro de Marcas no INPI.
Lembra-se do Dimmy, que se formou comigo em 2015? Ele voltou para a minha vida e carreira em junho de 2023 como meu assessor executivo e hoje também assume como líder do setor de registro, após mais de 7 anos adquirindo experiência em escritórios de advocacia especializados em marcas e patentes.
No setor de registro, Dimmy atua em parceria com a Dra. Poliana Ramos, especialista em Compliance Trabalhista.
Por que fazemos o que fazemos?
PROPÓSITO 🖤
Ultimamente essa palavra tem sido usada sem moderação! A “indústria do propósito” tem feito marcas/pessoas criarem frases de impacto que não transmitem a verdadeira essência.
Propósito é o “porquê!” antes do “o que?” e “como?”. Propósito é aquilo que transcende o lucro, está acima de todas as missões pessoais e profissionais. (A propósito, “missão” são todas as ações que fazemos em nome do propósito, ok?! 😉)
Uma estratégia que uso com os clientes para descobrirmos juntos os propósitos deles é a seguinte: se você ganhasse na mega da virada ou se já tivesse investido grana o suficiente para nunca mais precisar trabalhar, você ainda faria o que faz?
Um propósito verdadeiro vem dessa resposta.
O meu é “SIM”. Certamente não trabalharia pelo lucro, mas fundaria uma ONG para criar e impulsionar marcas de pessoas em vulnerabilidade social.
Mas um propósito não precisa ser, necessariamente, filantrópico, nem você precisa esperar o cenário financeiro ideal para colocá-lo em prática.
Meu propósito de “criar conexões verdadeiras entre marcas e pessoas” diz muito sobre o porquê decidi me especializar em #Naming. Criar nomes para novos negócios me faz, de certa forma, marcar a história das empresas dos meus clientes.
Ainda que se passem 10, 50, 100 anos, ao falarem sobre a origem do nome, certamente se lembrarão de mim.
E desse meu jeito de ser/trabalhar, muitos clientes se tornam amigos. 🫶🏼
Eu acredito fortemente nas conexões verdadeiras entre pessoas/pessoas, pessoas/marcas, marcas/marcas, porque o mundo já está cheio de relações superficiais.
Comentários