
Há muitos anos Deus colocou no meu coração o Projeto ONDA, a partir da seguinte reflexão: “não tá tudo bem, se só pra mim tá tudo bem”.
Eu estudei em uma escola particular durante a infância e adolescência, fiz duas faculdades pagas pelos meus pais, então ter uma carreira próspera era só questão de tempo. Claro que não tiro meu mérito de trabalhar com muito amor e não desistir a cada dificuldade, mas reconheço que nem todas as mulheres têm os mesmos privilégios que eu.
A cada notícia sobre violência doméstica, mulheres que foram abandonadas pelos parceiros e ficaram sozinhas para cuidar dos filhos ou pesquisas sobre cargos de liderança no Brasil, que apontam a disparidade de diferença entre gêneros, meu coração me dizia que algo precisava ser feito.
“Mas quem sou eu para fazer a diferença no mundo?”, pensava. E essa visão de insignificância sobre todas as mazelas sociais foi o que me impediu de lançar o ONDA antes.
Apenas neste ano concluí que, de fato, sozinha não posso fazer muita coisa, mas se juntar um time de profissionais tão dispostos quanto eu, podemos sim transformar a história de ao menos uma mulher por ano.
Fiz algumas ligações, algumas reuniões, algumas orações e com o suporte de Deus e dos profissionais voluntários, dei início à realização desse sonho.
Saiba mais a seguir!
O que é e por que o ONDA foi criado?
Uma onda de transformação, impacto e esperança de um país mais justo para as mulheres.
Seja bem-vinda (o) ao Projeto ONDA – acrônimo de “O Nome Dela”. Idealizado por Aminy Gusmão, namer e diretora geral da Nome Que Marca.
O ONDA é uma iniciativa de responsabilidade social, startada em 2025, com o propósito de ajudar uma mulher por ano, que seja arrimo de família, a prosperar por meio do empreendedorismo.
Aminy reuniu um super time de voluntários formado por uma estrategista de negócios, um designer, um contador, uma advogada, uma arquiteta, uma fotógrafa e um professor de comunicação e oratória, além dela própria, que é publicitária especialista na criação de nomes e estratégias de marcas.
Juntos, eles irão profissionalizar e impulsionar o negócio dela.
Mas você também pode surfar essa onda. Quer contribuir? Entre em contato conosco e vamos juntos mudar a realidade de uma mulher neste ano, porque quando “o nome dela” ganha força, o Brasil sente o impacto.
Critérios de Avaliação
- Ser de Gov. Valadares, ter mais de 18 anos, ser arrimo de família;
- Pode ser autônoma ou trabalhar como CLT e um outro negócio como complemento de renda;
- O empreendimento deve ser trabalho manual (costura, artesanato ou comida) e NÃO pode ter ponto físico;
- Esse deve ser o projeto da vida dela, não um bico momentâneo;
- Ela tem que trabalhar com isso há, no mínimo, 1 ano;
- Não aceitaremos sócias, apenas uma será contemplada;
- Não é necessário ter experiência prévia no mundo dos negócios, mas é importante estar disposta a colaborar e aprender com os processos oferecidos pela equipe do projeto;
- O fator decisivo será: sangue no olho! Garra! Determinação!
VOLUNTÁRIOS
Aminy Gusmão – Publicitária, especialista em Naming, criará um nome original e a estratégia da marca;
Samuel Faria – Designer, criará a Identidade Visual;
Poliana Ramos – Advogada, especialista em Compliance trabalhista, irá registrar a marca no INPI e fornecer suporte jurídico;
Fabiana Ferraz – Gestora de Projetos, sócia da Allman, criará o plano de negócios;
Késia Prates – Dará uma mentoria sobre Educação Financeira;
Marcos José – Contador, especialista em Gestão Financeira, abrirá a empresa e dará assessoria contábil;
George Gonçalves – Jornalista, Fonoaudiólogo em formação e Professor dará um treinamento de Comunicação e Oratória;
Bebel Tostes – Fotógrafa, irá fazer uma produção fotográfica;
Wanessa Alves – Empresária e palestrante sobre empreendedorismo e gestão estratégica, dará uma produção de beleza no Loov Cabeleireiros;
Fernanda Jamur – Arquiteta especialista em design biofílico dará uma consultoria de design de interiores;
Luiz Siqueira – Fotografia e audiovisual, fará registros dos processos ao longo do projeto.
Cronograma pré-escolha d’O Nome Dela
- Dia 08/03 sairá um post em colab com todos nós, dando start ao projeto ONDA;
- Receberemos as “pré-inscrições” como comentários no próprio post;
- As histórias que mais nos chamarem a atenção, convidaremos para uma reunião online entre os dias 20 e 21 de março. Nessa reunião, tentaremos colher mais detalhes sobre a história e o business dela;
- Escolheremos duas finalistas e produziremos um reels de cada, falando quem é, o que faz e o porquê “o nome dela” merece ser o primeiro escolhido pelo Projeto Onda;
Os dois reels serão postados no perfil do projeto no Instagram @onomedelaprojeto e abriremos para votação popular. O resultado sairá dia 31/03.
Então daremos início ao processo de impulsionar “o nome dela”. Vem com a gente acompanhar essa jornada!
E se você acredita que pode contribuir, entre em contato e vamos juntos surfar essa ONDA!
Comentários